TAG | Universidade #2

18:16



Domingo, último dia do fim de semana, muito trabalho para apressar o projeto mas o que é que eu não posso mesmo deixar de fazer? Responder à 2º parte da TAG: Universidade! Estas perguntas são mais importantes para quem vai ingressar na universidade este ano.

8- Qual a diferença entre a Escola Secundária e a Universidade para ti?
Eu já sabia que na universidade era tudo mais rigoroso porque afinal estão a preparar-nos para nos atirarem aos tubarões, o mesmo que dizer, para o mercado de trabalho. Em relação aos professores, estes são mais rigorosos e não suportam criancices, também há aqueles que pensam que vocês já sabem tudo e fazem trabalho minimo. A grande diferença é que aqui não há manuais nem resumos dados pelos professores, temos uma bibliografia e alguns pdf que os stores às vezes põe na Blackboard, para passarem chegam esses pdf e registos da aula, para serem os melhores há que ler a bibliografia...
Estando eu em Moda temos uma cadeira que é projeto, onde basicamente temos de aplicar conhecimentos das outras cadeiras e elaborar um produto de moda em grupo, aqui estão eles a ser tubarões! Trabalhar em grupo já toda a gente sabe que não é fácil porque cada um tem a sua ideia e vai haver sempre alguém que vai ter de dar o braço a torcer para o projeto correr bem, muito menos em moda, que somos todos tão diferentes mas tão iguais ao mesmo tempo, queremos todos o mesmo, ou quase todos porque alguns só querem a parte do Marketing, mas cada um tem o seu estilo, as suas ideias.
Conselho para os caloiros: Não queiram entrar a matar nos trabalhos de grupo, acabais por ser odiados pelo resto do grupo, o que vai criar mal estar. Mais vale ouvirem todos os elementos e proporem a vossa ideia, ouvirem os prós e contras e se acharem que a vossa ideia é mesmo a melhor (adeus egoísmo) defendam-na com argumentos válidos!

9- Achas a Universidade uma mais valia para quem quer seguir e ter o emprego desejado?
Como já referi na pergunta anterior, nós somos preparados para o mercado de trabalho por isso eu acho uma mais valia, a menos que já tenhamos o nosso próprio negócio mas como nada é garantido mais vale termos uma licenciatura porque se não der aqui, lá fora pode dar. Os cursos profissionais também preparam para o mercado de trabalho mas como são feitos, maioritariamente, na adolescência os jovens não têm tempo para amadurecer e perceber que nem tudo é um mar de rosas, penso que depois da fase das borboletas e da rebeldia devemos investir a sério no nosso futuro!

10- Achas a experiência de estudar fora da tua cidade importante?
Sem duvida, que sim! Os nossos pais não estão lá, somos responsáveis por nós próprios! Muitos jovens aproveitam para serem aquilo que nunca foram, mas acreditem, corre mal. Não falo por experiência própria mas por aquilo que vi de pessoas que conheço, nunca saiam à noite enquanto moravam com os pais e na universidade saiam todas as semanas, ficaram irreconhecíveis, mudaram totalmente, e normalmente é para pior...
Temos a nossa casinha, para quem opta por não morar nas residências, e temos de cuidar dela, limpar, arrumar, cozinhar, tudo aquilo que muitos de nós deixam para os pais fazerem em casa. Mas como eles não estão e não queremos morar numa lixeira vamos ter de mexer as mãozinhas. 
Não posso dizer que o meu 1º ano foi fantástico ou que o 2º vai ser melhor mas realmente é bom ter a nossa casinha, se morarem sozinhos (não é o meu caso para muita pena minha) ainda melhor! Acordam, ninguém vos chateia e atira mil frases por segundo para o vosso cérebro, se puderem ide morar sozinhos, acreditem é muito melhor, podem levar os amigos que quiserem sem terem de consultar o colega de casa, querem mais perfeito??

11- Como são os relacionamentos entre amigos na Universidade?
Costuma-se dizer que no secundário se fazem as amizades para uma vida mas também há quem diga que só se fazem na universidade. Este tempo na universidade dá para perceber se realmente é verdade que as amizades do secundário ficam para sempre e sabem que mais? Algumas ficam mesmo, aliás até se tornam melhores e vocês percebem quem realmente vos faz falta e quem não vos faz falta nenhuma!
Quanto às amizades feitas na universidade, é diferente quando são do mesmo curso porque ali todos lutam pelo mesmo, todos querem aquele lugar no pódio e se vocês não estiverem atentos acabam por ser pisados pela vossa nova grande amiga, sim é verdade, isto acontece! E quem vocês pensam que nunca serão amigos são quem mais vos surpreende!

12- A Universidade mudou-te como pessoa?
Mudou imenso! Vou para este 2º ano muito diferente do que fui para o 1º, primeira grande diferença: sem medo! Sim, eu entrei cheia de medo do que ia encontrar mas agora já sei o que espero. Aquela miúda ingênua que não acreditava que tinha mesmo entrado e que se deixou pisar por aquela excelente pessoa que estava sempre lá, já não existe! Agora para me pisarem vão ter de fazer muito mais, deixei de confiar em certas pessoas, se entrei neste mundo tenho de crescer diariamente porque não são só as modelos que têm de se adaptar ao mundo da moda, nós designers também temos, isto se não queremos que o vizinho do lado nos passe a perna...

13- Que lema/lição levas desta etapa da tua vida?
Não confiar em ninguém, o segredo é alma do negócio! Quem vos parece muito vosso amigo é quem mais facilmente vos trai e nunca deixem que alguém mude os vossos ideais, pode ser o vosso fim se não se aperceberem a tempo da asneira que estão a cometer!
Como tudo muda num segundo não tenham medo de arriscar.

14- O que aconselhas aos estudantes que vão entrar para a Universidade?
Ao longo da rubrica eu já fui dando alguns conselhos mas muito sucintamente é isto:
1. Sejam vocês próprios.
2. Não mudem só para agradar os outros.
3. A universidade não é um bicho papão, é o intermediário para o mundo real, tiveram o secundário em que aprenderam o básico, agora vão aprofundar o tema que vocês mais gostam, o próximo passo é a vossa superação pessoal e profissional.
4. Não mostres logo tudo o que tens, todos os teus segredos, aprende a confiar nas pessoas certas!
5. Sejam responsáveis, a altura da popularidade já passou, ao mostrarem que conseguem beber mais só estão a ser ridículos. Sejam mini adultos ahahah
6. DIVIRTAM-SE! Este ano passa a correr, e este é o vosso ano!!

Esperam que tenham gostado deste TAG e que tenha ajudado os novos caloiros. Dei-vos a minha opinião sincera sobre cada pergunta, peço que respeitem porque cada um tem a sua opinião sobre os diversos assuntos!

You Might Also Like

7 comentários

  1. apesar de por enquanto ainda nao ir ingressar na faculdade (talvez um dia) considerei muito importante aquilo que escreveste e gostei muito de saber mais sobre o mundo dos estudantes universitarios!

    ResponderEliminar
  2. Gostei desta tag embora eu não esteja na universidade mas é sempre interessante ver este tipo de questões :)

    ResponderEliminar
  3. Hi dear! You have a fantastic blog, I really like it:)
    Follow each other?
    Happy week,
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  4. Concordo com quase todas as tuas respostas.

    ResponderEliminar