TAG | Universidade #1

21:24


Mais um domingo, mais uma Tag, que eu já queria fazer há algum tempo mas não era desta maneira, só que uma pergunta por dia não ia fazer sentido. A Tag tem 14 perguntas e eu hoje respondo a 7 e no próximo domingo às restantes. Não é uma Tag tão pessoal mas penso que pode dar jeito aos novos caloirinhos, acusem-se, tanto para os que vão para a UM como para qualquer outra universidade.
Queria só avisar-vos que eu não tenho feito muitos posts e nesta semana também não vai ser fácil porque tenho exame de código (desejem-me sorte*), por isso só na próxima é que vou ter mais tempo, espero eu!
Vamos então às perguntas:


1- Quando é que ingressas-te na Universidade?
Setembro de 2014, vou agora para o 2º ano.


2- Em que Curso e Universidade estás/estiveste?

Design e Marketing de Moda na Universidade do Minho.


3- Sempre soubeste o que querias seguir, ou foi uma escolha de última hora?
Eu sempre soube o que queria seguir e apesar de não ser moda, esta não foi uma escolha de ultima hora. Eu acho que já partilhei isto com vocês mas como há seguidores novos e vocês comem muito queijo, eu desde pequenina que sempre quis ser atriz só que infelizmente em Portugal só chega longe quem tem as costas quentes que é o mesmo que dizer, quem tem bons padrinhos na Tv. Fiz algumas peças de teatro musical, tenho tantas saudades desses tempos, mas nunca passou disso. Na altura de escolher o curso ainda pus a hipótese de concorrer a teatro nas últimas opções só porque sim mas como sabia que entrava numa das 1ªs não pus. Como vos disse este era o meu sonho de criança, aquele que sempre se manteve enquanto os outros passavam, no 9º ano quando fiz o teste psicotécnico o resultado foi Artes mas eu acabei por ir para Ciências e Tecnologias porque na altura disseram-me que era um curso que dava para qualquer opção no Ensino Superior, não me arrependo porque conheci ótimas pessoas! No inicio do 12º ano comecei a ver mais hipóteses porque já sabia que a carreira de atriz era para esquecer e as minhas notas não davam para Medicina Veterinária. Acabei por descobrir uma nova paixão, a Moda e tudo o que ela engloba desde a modelagem à confecção e produção de moda, e no fim concorri a este curso que adoro!

4- Porque é que escolhes-te o curso em que estás agora/estiveste, com que objectivos?
Como já referi anteriormente eu só escolhi este curso no inicio do 12º ano, na altura não foi com muitos objetivos porque eu nem sabia se ia entrar. Mas a minha ideia era concluir o curso, fazer o mestrado em Londres e ficar por lá a morar, a trabalhar, quem sabe, numa marca conhecida internacionalmente ou criar o meu próprio atelier de alta costura.

5- O que achas da tua Universidade? Pontos positivos e pontos negativos?
O meu curso é lecionado no pólo de Azurém, em Guimarães e sinceramente o facto de ter de andar metros e metros para chegar às aulas não me agrada, mas acho que isso também acontece em Braga. Basicamente, eu demoro 5/10min para chegar ao portão da Universidade e mais 5/10min para chegar à sala porque o parque é enorme e depois temos a Nave, vá lá que a maior parte das minhas aulas eram lá, a Faculdade de Arquitetura, onde eu tinha desenho, a Faculdade de Engenharia e a de Ciências, acho que ninguém se lembrou dos estudantes de Engenharia que todos os dias têm de fazer aquele percurso, sim porque 90% são das engenharias... Este é um ponto negativo, o atelier de Design também não é muito grande para os 3 anos estarem lá todos ao mesmo tempo, o que acontece em finais de semestre. Pontos positivos, os funcionários dos bares são super simpáticos, as condições não são assim tão más apesar da internet ser uma porcaria que já não chega ao 3º andar e por isso ou levávamos net ou então tínhamos aulas no atelier. Quanto à comida da cantina não faço a mínima ideia porque nunca lá almocei mas por aquilo que ouvia, os comentários eram positivos, e sei que há semanas tipo da lasanha, da piza, de um país, e durante essa semana há sempre esse prato, claro que depois têm uma 2ª opção.
Para os caloiros, pelo menos comigo isso aconteceu, há umas aulas que são com uma formadora que vos explica tudo o precisam de saber sobre o curso e a universidade, desde os créditos, a papelada, as faltas, os trabalhos (aqui não há nem pode haver plágio) e deixa-vos um aviso, que eu fiquei a sentir-me ridícula porque já tinha noção do que ela disse, OS PÁPÁS NÃO PODEM LIGAR PARA CÁ A SABER DAS VOSSAS NOTAS NEM REUNIÕES DE FINAL DE SEMESTRE, tirem já essa ideia do saco mas atenção, isto aumenta a vossa responsabilidade para o triplo, vocês agora são responsáveis por tudo o que fazem, bem ou mal, os vossos pais não são chamados, vocês é que sofrem as consequências.

6- No geral, como tem sido/foi a tua experiência?
No geral tem sido muito boa, os professores são excelentes, há aqueles mais exigentes e aqueles mais baldas, os que se preocupam e exigem que vocês cheguem a horas se não têm falta (algo que eu achei que não existia na universidade) e aqueles que nem o vosso nome sabem. Eu prefiro os 1ºs, se bem que há uns que falam, falam, mas não cumprem nada e não são capazes que expulsar o grupinho que não se cala. Aquela professora que ninguém gostava, era aquela que eu mais gostava porque sentia que alguém superior estava ali.

7- Em relação às praxes, foste praxada? O que achaste dessa experiência?
Fui praxada até à Latada, depois disso desisti, não estava para aquilo! Sentia-me ridícula, a ser mandada por pessoas mais velhas 2 anos do que eu que se achavam os melhores do Mundo, dispenso! Claro que havia pessoas muito boas e que eu gostei imenso de conhecer, havia doutoras espetaculares que não se achavam superiores a nós só por vestirem o traje. E se querem que vos diga, não me arrependo nada de ter desistido, quando estão do lado de fora não sentem tanto as coisas na pele e naquela altura não estava nem aí para o que iam dizer e disseram, histórias que me chegaram aos ouvidos, e eu sei de onde começaram, gentinha sem nada para fazer que achava que inventar sobre a vida de alguém que suponham conhecer, pois meus queridos se estiverem a ler isto ficam já a saber que eu sabia de tudo o que vocês diziam e faziam contra mim, tiveram resultados? Não pois não, temos pena, fiquei mais forte depois deste ano, continuem a criticar e a magicar que isso passa-me ao lado, achais que sabeis mas lamento a capa preta não vos dá esse poder...
Atenção, tal como disse nem todas as praxes são assim e há quem aguenta estar ali de cabeça baixada a ouvir alguém, eu não, não fui feita para acatar tudo o que me dizem e responder sempre que sim. Tenho amigas que tiveram praxes espectaculares, nem todas as universidades são assim, a cima de tudo nem toda a gente da capa preta é absurda, triste, mexerica e parva! Há pessoas excelentes como em qualquer lado, eu tenho a sorte de ter conhecido muito dessas não só do meu curso como de outros, as anormais são uma minoria.
O  melhor que este ano me deu só eu sei, ninguém pode comentar nada da minha vida porque não sabem o que se passou desde o dia 9 de Setembro até agora ;)

Estou vos eternamente agradecida por me terem acompanhado ao longo deste ano, mas os meus agradecimentos lamechas ficam para o próximo post desta Tag. 

Por agora não tenho palavras por vos agradecer cada participação no Giveaway, nunca pensei que tanta gente adora-se o que eu fiz e preparei para vocês!

You Might Also Like

9 comentários

  1. A Andreia já me tinha dito que tu acabaste por desistir da praxe, que não tinhas feitio...Eu vou este ano (se tudo correr bem, para Coimbra) and to be honest, não estou virada para isso. E porquê, perguntas tu na tua cabeça, eu respondo: acho um exagero de tempo, praxes até maio. Conhecendo como me conheço não me estou a ver lá sabendo que tenho de escaldar a pele para aquele curso. E sinceramente nunca tive feitio para ouvir parvoíces...Sei que há praxes e praxes, as de Direito em Coimbra são feitas por tertúlias e pode-se ter a sorte de escolheres uma boa ou não, já me andaram a contactar por Facebook, adicionar a grupos, e eu saí de lá, não fazia sentido ir para grupos se nem sei se vou fazer. Sinceramente nunca foi uma prioridade isto das praxes...Integram quando são bem feitas, não tenho nada contra.
    E uma pergunta, as tuas notas baixaram drasticamente?

    ResponderEliminar
  2. r: Ah sim, aquilo que se passou no Meco foi uma mola para se falarem mal das praxes todas...Claro que há praxes bem feitas, tenho amigos que adoraram as deles e outros que não, é como tudo, há boas e más. Se ainda fosse 1-2 semanas eu até ponderava muito bem, mas praxes até maio? Eu acho um exagero e ponto, não digo que não sejam bonitas aquelas cerimónias e assim, mas é um exagero de tempo e segundo me contaram há dias em que se fica lá 2-3 horas, e logo eu, uma criaturinha obcecada por estudar e ter o tempo controlado, ali? Eu sei que Coimbra é Coimbra, a cidade dos estudantes, mas não foi por isso que a escolhi, escolhi-a pelo prestígio que tem de Direito e nada mais...
    Então tens boas notas, certo? :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei de espreitar um pouco da tua experiência académica. É uma boa forma de partilhar sugestão e dicas sobre este momento tão importante!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. Hi dear! You have a fantastic blog, I really like it:)
    Follow each other?
    Happy week
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  5. acho que vou ter a mesma postura que tu na praxe. detesto que me digam o que fazer, muito menos por pessoas da minha idade que têm manias hierárquicas lol. gostei muito x

    ResponderEliminar
  6. Gostei de ler as tuas respostas!

    http://beautifullsecrets.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. r1: o que será :) eheh
    r2: na amizade com rapazes , isso da inveja nao conta de certeza! obrigada pela participação! :)
    r3:: ahah obrigada pela participação xD
    r4: obrigada, novamente, pela participaçao ahah

    ResponderEliminar